Livro: A sombra do vento

Lembram do post que eu falei quais são os livros que queria ler nas férias? (post aqui). A Sombra do Vento, foi o primeiro livro que eu li, pois já tinha tempo que queria ler. E eu amei. No começo era meio cansativo, já que parecia que nada realmente interessante ia acontecer, mas depois eu queria ler cada vez mais, de tão envolvente que se torna a história.

a_sombra_do_vento

Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de “A Sombra do Vento”, do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. 

Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.

No livro, tem algumas frases lindas. Que transmite o que pensamos e o nosso comportamento perante aos acontecimentos no decorrer de nossos vidas,que nunca sabemos como expressa-los:

“As pessoas estão dispostas a acreditar em qualquer coisa antes de acreditar na verdade.”

“Enquanto os outros se lembram de nós, continuamos vivos.

“Conserve os seus sonhos. Nunca se sabe quando lhe farão falta.”

“As palavras com que envenenamos o coração de um filho, por mesquinharia ou por ignorância, ficam guardadas na memoria e mais cedo ou mais tarde lhe queimam a alma.”

“Os livros são como espelhos, nele só se vê o que possuímos dentro.”

“O tempo me ensinou a não perder as esperanças, mas também a não confiar demais nelas.”

“Quando você para pra pensar se gosta de alguém, é porque já deixou de gostar dela pra sempre.”

“A morte tem dessas coisas: desperta o sentimental que há em nós.”

“Um segredo vale o quanto valem aqueles dos quais temos de guardá-lo.”

“Quando a razão é capaz de entender o ocorrido, as feridas no coração já são profundas demais.”
As frases são lindas, né? Quem já leu ou vai lê o livro, vai ver que vale a pena ler o livro, não só porque as frases que lindas, mas por todo o enredo envolvendo.
Quem já leu, está lendo ou ficou com vontade de ler? Comenta aí
Agora tô lendo “A culpa é das estrelas” ,aposta que a maioria, também já leu, né?
4 comentários sobre “Livro: A sombra do vento

  1. Eu amei A Sombra do Vento! Já faz um tempinho que eu tinha lido então não me lembro de algumas coisas. Mas lembro que é muito muito bom… A Culpa é das Estrelas também é bom! Espero que goste 🙂

    • Eu também sou assim, depois de um tempo que eu leio alguns livros, não lembro com exatidão o enredo da história, só que ele é bom.
      Ainda não terminei A Culpa é das Estrelas, então ainda nem vou opinar.
      Depois, talvez eu faça um post contando o que eu achei.
      Bjos

  2. Ahhh eu já ouvi falar MUITO desse livro, e agora fiquei com mais vontade ainda de ler!
    Eu vi uma frase que me chamou a atenção para esse livro: “Aquele livro me ensinou que ler poderia me fazer viver mais e mais intensamente..”, se não me engano é quando ele fala sobre as sensações de toda primeira vez. Mas achei demais! *-*

    Parabéns pelo blog! 🙂

    http://meuqueridolivro.wordpress.com

    • Obrigada.
      Nesse livro tem muitas frases lindas. Eu não lembro dessa frase que você citou, mas é quase isso que eu sinto quando acabou de ler alguns livros. Eles (os livros) podem sempre nos ensinar algum, né?

      Bjos

Deixe um comentário

